Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cantinho Musical #1 - "The Who"


O Vem Aqui No Meu Blog estréia uma nova seção, onde falarei um pouco sobre música e suas vertentes (sem preferencialismos ou preconceitos); cantores e bandas que fizeram histórias, canções que nos chamaram atenção e artistas musicais que, de alguma forma, se tornaram inesquecíveis...

...e pra começar, trago aqui uma das bandas de Rock que mais adoro: THE WHO.


A História:

The Who é uma banda de rock britânica surgida em 1964. A formação original era composta por Roger Daltrey (vocais), Pete Townshend (guitarra), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). O grupo alcançou fama internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentações e passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos. Eles também são julgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock.

A primeira banda que pode ser considerada a base do Who foi um grupo de "trad jazz" montado por Pete Townshend e John Entwistle, chamado The Confedereates. Townshend tocava banjo e Entwistle trompa (instrumento que ele continuaria a usar no Who e em sua carreira solo). O guitarrista Roger Daltrey conheceu Entwistle na rua (enquanto este último carregava seu baixo pendurado no ombro) e o chamou para entrar para sua banda. Entwistle concordou e sugeriu Townshend como guitarrista rítmico.

No princípio essa banda era conhecida como "The Detours". Assim como muitos de seus contemporâneos britânicos, o grupo era fortemente influenciado pelo blues americano e country music, inicialmente tocando mais rhythm and blues. A primeira formação consistia de Roger Daltrey na guitarra base, Pete Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom na bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois de Dawson deixar a banda, Daltrey assumiu sua vaga e Townshend se tornou o único guitarrista. Em 1964 Doug Sandom saiu do grupo, e Keith Moon se tornou o baterista.

O Detours mudou de nome para "The Who" em 1964 e, com a chegada de Keith Moon, a formação estava completa. No entanto, por um breve período em 1964, sob a direção do afamado mod Peter Meaden, eles mudaram de nome novamente, agora para High Numbers, lançando o compacto "Zoot Suit/I'm The Face", designado para atrair o público mod. Com o fracasso do compacto, a banda não quis mais trabalhar com Meaden e retornou ao nome "The Who", passando a ser empresariada por Chris Stamp e Kit Lambert. Pouco depois conseguiram se tornar uma das bandas mais populares entre os mods britânicos, uma subcultura dos anos 60 que unia modas, Motonetas e gêneros musicais como o Rhythm and Blues, Soul e a música beat.

Para destacar seu estilo, a banda criou o slogan "Maximum R&B" (algo como, "o máximo do Rhythm and Blues").

Em setembro de 1964, na Railway Tavern em Harrow and Wealdstone, Inglaterra, Pete Townshend destruiu sua primeira guitarra. Tocando num palco alto demais, o estílo físico das performances do guitarrista resultaram no rompimento do corpo de sua guitarra, quando num pulo, ele se chocou contra o teto. Vendo que não tinha como continuar com o instrumento naquele estado, Townshend arrebentou a guitarra em pedaços, pegou uma Rickenbacker de doze cordas e continou o concerto. Por conta disso, o público no show seguinte aumentou consideravelmente, mas ele se recusou a destruir outro instrumento. Ao invés disso, Keith Moon foi quem arrebentou seu kit de bateria. A destruição de instrumentos se tornaria um destaque dos shows ao vivo do Who pelos próximos anos, e o incidente na Railway Tavern acabaria entrando para a lista de "50 Momentos que Mudaram a História do Rock 'n' Roll" da prestigiada revista Rolling Stone.

O grupo logo se cristalizaria ao redor das composições de Townshend (embora Entwistle também contribuísse com suas canções). Townshend era o centro das tensões da banda, esforçando-se sempre para surgir com ideias inovadoras e reflexivas enquanto Daltrey preferia o material mais agressivo e enérgico e Moon a surf music norte-americana.

Os primeiros Compactos e My Generation:

O primeiro lançamento do Who, e seu primeiro sucesso, foi o compacto estilo-Kinks "I Can't Explain", lançado em 1965, seguido por "Anyway, Anyhow, Anywhere", a única composição conjunta de Townshend e Daltrey.

Sua estréia em LP foi no mesmo ano, com My Generation. O álbum trazia canções que se tornariam hinos do movimento mod, como "The Kids Are Alright" e a faixa-título "My Generation", com o famoso verso "I hope I die before I get old" ("Eu espero morrer antes de envelhecer"). Outros êxitos seguiram-se com os compactos "Substitute", "I'm A Boy" e "Happy Jack" (1966), "Pictures Of Lily" e "I Can See For Miles" (1967) e "Magic Bus" (1968).

Os trabalhos mais marcantes:

Apesar do grande sucesso alcançado com seus compactos, o Who, ou mais especificamente Townshend, esgotara suas ambições com o formato. Ao mesmo tempo o som da banda evoluía, e suas músicas se tornavam mais provocativas e envolventes enquanto Townshend passava tratar os álbuns do Who como projetos unificados, ao invés de meras coleções de canções desconexas. O primeiro sinal desta ambição surgiu em seu A Quick One (1966), que trazia uma coleção de canções que reunidas contavam uma história, "A Quick One, While He's Away", a partir de então taxada de "mini-ópera" e mais tarde considerada o primeiro épico progressivo.

A seguir veio The Who Sell Out (1967), um ábum conceitual que pretendia simular a transmissão de uma estação de rádio pirata, incluíndo aí jingles e propagandas. Em 1968, Pete Townshend foi o convidado da primeira entrevista da revista Rolling Stone. Nela, revelou que estava envolvido na composição de uma ópera rock em larga escala.

Nessa época, os ensinamentos do famoso guru indiano Meher Baba passaram a exercer influência importante nas composições de Townshend, e essa conjunção de ideias acabaria desaguando em Tommy (1969), sua primeira ópera rock completa e a primeira a alcançar sucesso comercial. O indiano é creditado como "Messias" na contra-capa do álbum Tommy. No mesmo ano, a banda tocou no Woodstock e levantou a platéia.

Em fevereiro de 1970 o The Who gravou Live at Leeds, considerado por muitos o melhor álbum ao vivo de rock de todos os tempos. O álbum, relativamente curto em sua versão original e trazendo as canções mais pesadas do show, foi sendo relançado com o passar dos anos em diversas versões expandidas e remasterizadas, que pretendiam consertar problemas técnicos na gravação e acrescentar as demais partes da apresentação.

No mesmo ano, a banda começou a trabalhar em um EP, ou "maxi single", com meia dúzia de canções gravadas no estúdio caseiro de Townshend. No Festival da Ilha de Wight em agosto, o grupo apresentou "I Don't Even Know Myself" e "Water", que seriam parte deste novo álbum. Alguns meses depois Townshend compôs "Pure and Easy", uma canção que ele mais tarde descreveria como o "pivô central" do que se tornaria um ambicioso projeto multimídia chamado Lifehouse, que afastou a banda do trabalho no EP, já então abandonado.

Who Are You e a morte de Keith Moon:

Em 1978 a banda lançou Who Are You, distanciando-se do estilo épico das óperas rock enquanto se aproximava do som mais comum às rádios. O lançamento do álbum foi ofuscado por uma tragédia na banda: a morte do baterista Keith Moon devido à uma overdose acidental de um remédio prescrito contra ansiedade. Kenney Jones, ex-Small Faces, assumiu seu lugar. No ano seguinte a tragédia voltou a rondar o grupo: no dia 3 de dezembro de 1979, um tumulto no lado de fora do Riverfront Coliseum em Cincinnati, Ohio, provocou a morte de onze fãs que aguardavam o início do show do Who. A banda soube do incidente somente após a apresentação, ficando devastada com o ocorrido.

O fim da banda:

O grupo chegou a lançar dois álbuns com Kenney Jones na bateria, Face Dances (1981) e It's Hard (1982). A perda de Moon representou uma mudança no som da banda, que passou a ser mais calcado no pop. Embora tenha agradado à crítica e vendido razoavelmente bem, os dois álbuns lançados pelo The Who na década de 1980 são atualmente descartados por muitos fãs como inferiores à antiga fase. Logo após o lançamento de It's Hard a banda embarcou em uma turnê de despedida, depois de Pete Townshend admitir seu alcoolismo, se recuperar e afirmar que gostaria de realizar mais uma turnê com a banda antes de transformá-la numa banda de estúdio. As palavras sinceras de um Townshend visivelmente determinado, emocionou os fãs e a banda conseguiu fazer a turnê mais lucrativa de 1982, com multidões lotando estádios e arenas ao redor da América do Norte. Um verdadeiro marco!

Após seu último show em dezembro de 1982, Townshend passou parte de 1983 tentando compor material para o próximo álbum de estúdio do Who, para cumprir o contrato assinado com a Warner Bros Records em 1980. No final do ano, no entanto, Townshend se diz incapaz de produzir composições que ele sentisse serem apropriadas para a banda, divulgando um comunicado em dezembro de 1983, onde anunciou sua saída do The Who e o fim da banda.

Curiosidades Finais:
  • No princípio de carreira da banda, o The Who ficou famoso por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows - especialmente Pete Townshend, cuja destruição de guitarras iria se tornar o maior clichê do rock.
  • Keith Moon, considerado até hoje, um dos maiores bateristas do mundo, sofria de uma ansiedade aguda que causava-lhe alguns transtornos neurológicos, como falar sozinho e esquecer o nome dos amigos. Ironicamente, isso nunca lhe prejudicou na função de baterista.
  • Keith Moon chegou a tocar por mais de 20 minutos sozinho no palco depois que todos os integrantes tinham finalizado o show... ele se recusou a sair porque queria criar um solo na hora! A platéia foi ao delírio e muitos, depois, alegaram que ele estava sob efeito de algum medicamento.
  • A banda chegou a lançar várias músicas sob o nome de "The Detours", mas foi descoberto depois que já havia uma outra banda com esse nome; então, eles voltaram a assumir o "The Who".
  • Em 1988, cinco anos após o término da banda, o The Who foi homenageado com um prêmio pelo conjunto de sua obra pela respeitadíssima British Phonographic Industry.
  • Em 1990, The Who foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll. A seção destinada a eles no Salão da Fama os descreve como um dos principais candidatos ao título de "A Maior Banda de Rock do Mundo". Apenas os Beatles e os Rolling Stones receberam um tratamento similar no Salão da Fama.
  • Em 2004, o The Who lançou duas músicas inéditas na coletânea Then and Now: "Old Red Wine", uma homenagem póstuma a Entwistle, e "Real Good Looking Boy", que fala da influência de Elvis Presley nos garotos dos anos 1950.
  • Em 26 de novembro de 2009, foi confirmada a participação do Who no show do intervalo do Super Bowl XLIV no Dolphin Stadium no em 7 de fevereiro de 2010. O grupo tocou "Pinball Wizard", "Baba O'Riley", "Who Are You", "See Me, Feel Me", e "Won't Get Fooled Again". O público ficou em alvoroço e ovacionavam a banda gritando em coro o nome deles, demontrando a maior prova de que eles podiam ter acabado com a formação do grupo, mas o talento do The Who JAMAIS tinha terminado.
Discografia: Clique aqui!

E para finalizar, vejam essas 3 apresentações obrigatórias da banda:

Pinball Wizard, de 1969

(reparem aqui, nos gestos e no semblante do baterista Keith Moon... completamente surtado, rs)

Baba O'Riley, de 1971

(aqui, quem dá show é Pete Townshend fazendo firulas com a guitarra)

Wont Get Fooled Again, de 1971

(a que eu mais gosto!!!)


* Eu tenho guardado num espaço virtual da internet praticamente todas as músicas do The Who... o dia que eu esquecer a senha, eu me MATO!!! rs

8 comentários:

  1. Fala aí Marcel,
    Grande postagem. The Who é uma das minhas bandas de cabeceira. Geniais, Imortais. John Entwistle era também conhecido como "Thunderfinger", por sua "braveza" em tocar o contra baixo. Keith Moon foi um dos maiores bateristas de rock em todos os tempos, tendo influenciado vários e vários bateras. Quanto aos dois sobreviventes, Pete e Daltrey, feras.
    Vale lembrar também, que, apesar de não constar na sua postagem, o The Who gravou um álbum completo com inéditas em 2006, "Endless Wire". Claro que não é como nos velhos tempos, mas não deixou a desejar.
    GRande The Who.
    Começou bem com a coluna.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sim, verdade, William... "Endless Wire" foi lançado em 30 de outubro de 2006, sendo o primeiro álbum de inéditas do grupo desde "It's Hard", de 1982. Estreou direto na sétima colocação das paradas da Billboard nos EUA e em nono lugar no Reino Unido!

    Valeu pelo complemento!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro rock, seu blog é tudo que eu precisava ^^

    amei, vou passar aqui mais vezes.


    Bjos


    Nathacha

    ResponderExcluir
  4. Ao som de Baba O'Riley ganhei uma aposta muito especial, não poso dizer o que foi, mas aquele ditado que diz: ajoelhou tem de rezar, resume perfeitamente hehehehe

    Isso sim era rock e ñ as gasguitas coloridas de hj.

    ResponderExcluir
  5. Bom demais!
    Ja ouvi demais the who.
    Hj nao ouço mais.


    Amei esta estreia do seu blog.
    Sucesso garoto!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. The who é muito bom!
    Já ouvi bastante tenho um álbum deles, foi o que restou no pen drive antes de formatar meu PC!

    ResponderExcluir
  7. Nossa me senti um zero a esquerda agora, sinceramente ouvi The Who aqui, eu acho, rsrsr
    E olha que sou amante de bandas antigas!
    Não lembro dela, pode ser que tenha ouvido mas não essas musicas, mas enfim... ótima postagem, descobri e aprendi sobre The Who.

    ResponderExcluir
  8. Agradecemos que entrem em contato URGENTE se vc canta, tem banda e quer participar do TOP CAÇA TALENTOS 2011 no Clube Tietê dia 6 de fevereiro.
    Ligue e participe - taxa de inscrição 80 reais 1 pessoa, 150,00 2 pessoas e 3 ou mais = 200 reais.
    Prêmio - GRAVAÇÃO DE CD PROFISSIONAL E ASSESSORIA.
    TEL - 11- 29523189 E 78276002
    ANIE.COM - AGÊNCIA CAÇA TALENTOS
    www.zildetitmontiel.com.br
    e outro evento dia 13/2 www.circusmusicfestival.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...