Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Corra Que A Polícia Vem Aí


Os anos 80 tinham um cuidado muito grande com suas comédias. Os filmes do gênero naquela década, priorizava além de um bom elenco e uma boa direção, um ROTEIRO que realmente envolvesse o espectador nas divertidas cenas e jamais apelavam para piadas gratuitas e/ou escatológicas.

Um grande exemplo de uma ótima comédia criada naqueles áureos tempos, é "Corra que a polícia vem aí". Uma produção que satiriza os grandes filmes policiais americanos e que consegue mesclar uma trama interessante, com personagens altamente hilários em cenas que transbordavam humor, seja nos diálogos, nas situações ou nas gags (piadas que ocorrem ao fundo da cena paralelamente ao primeiro plano). "Corra que a polícia vem aí" consegue unir tudo isso de uma forma muito sagaz, e conta com a atuação do falecido comediante Leslie Nielsen no papel principal, que empresta aqui, seu grande carisma e sua impagável capacidade de nos fazer rir, com as feições mais inusitadas possíveis.

A sinopse é rápida: "Em visita aos Estados Unidos, a Rainha da Inglaterra é um alvo secreto de um grande empresário que planeja matá-la para impedir que um plano anti-armamentista aconteça". À partir daí, o Tenente Frank Drebin da polícia de Los Angeles, tem que correr contra o tempo para desvendar quem está por trás do criminoso plano de atentado. O trunfo desse filme, além de contar com um bom desenvolvimento narrativo e uma direção inspirada dos Irmãos Zucker (os mesmos criadores de "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!"), é também a composição do personagem Drebin aliada à performance hilariante de Leslie Nielsen; temos de cara, a certeza de que ele é um tremendo paspalhão por todo o seu comportamento cretino, mas Nielsen compõe brilhantemente um policial que constrasta no semblante, afinal, está sempre exibindo um rosto sério, cizudo, compenetrado e que nunca sorri. É um personagem completamente cômico, mas que em todo o momento ELE se leva a sério... o que causa um interessante impacto no espectador!

Há sequências antológicas como os vários acidentes que nunca matam o parceiro Nordberg, a perseguição de carro feito num veículo de uma auto-escola com uma aluna aprendendo a dirigir, a incômoda situação de estar do lado de fora de um prédio pendurado em estátuas nuas, o jogo final de beisebol... enfim, são tantas cenas engraçadas que fica complicado descrever todas elas aqui. Mas a certeza de que as comédias atuais perderam muito dessa genialidade dos irmãos Zucker, dos filmes de Mel Brooks, do Monthy Python e similares, fica cada vez mais evidente ao rever obras-primas da comédia como essas aqui.

* Toda a trilogia "Corra que a Polícia Vem Aí" diverte e merece ser assistida, mas é esse primeiro que possui a verdadeira força da série... o filme é a VIGÉSIMA QUARTA imagem no título desse Blog.

7 comentários:

  1. COM CERTEZA AS COMEDIAS DOS ANOS 80 SEMPRE SERAM AS MELHORES
    MUITO DIFERENTE DESSES BESTEIROIS DE HJ EM DIA ELAS ERAM ENGRAÇADAS E COM CONTEUDO
    NAO E A TOA Q OS FILMES TRASH FAZEM UM ENORME SUCESSO HJ
    EU ADORO TDS OS FILMES DO LESLIE NIELSEN
    VOU BAIXAR ESSA SEQUENCIA TMB :D

    ResponderExcluir
  2. Também merece ser citada a seqüência inicial, em que a viatura vai cometendo uma série de delitos ! por todo o seu caminho. Esta abertura virou uma marca registrada da trilogia.

    A trilha sonora entra nos momentos mais inusitados, o que contribui muito para o humor do filme funcionar.

    Marcel, Alguns podem considerar "Corre que a Polícia vem aí" uma besteira sem tamanho, um filme sem sentido algum. No fundo, é isto mesmo! Porém, é tudo tão bem bolado e engraçado que já se tornou um clássico das nossas tardes na televisão (horário durante o qual costumava ser transmitido) e praticamente um marco do gênero comédia.
    O filme não funcionaria se não tivesse um elenco realmente hilário. E, quando digo elenco, praticamente estou me referindo a um único ator: Leslie Nielsen.
    Fiquei muito triste com sua morte, fiz até um post em sua homenagem. => http://migre.me/3Upot

    É isso meu amigo café fraco, Ótimo post, abraços e tenha um Ótimo final de Semana.

    ResponderExcluir
  3. VImaquinoseublog!

    Saudades, perodoe minha falta de tempo. Não abandono você mesmo sem tempo!

    Acredita que nunca assisti?? Mas agora me deu um incentivo a mais. Filmes desta época são excelentes, parece que são mais "puros", porque a galera tinha que se esforçar mais, não tinha tantos recursos de computação gráfica, efeitos digitais..e isso fazia com que o roteiro fosse bom!

    Beijos, beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Acho que você falou tudo...

    É uma sátira aos filmes policiais e, o mais engraçado partindo da atuação do Leslie Nielsen, é que é uma sátira aos policiais dos filmes deste gênero. Cenas hilárias, interpretação magestosa e conteúdo, aparentemente banal, mas rico de certa forma; justamente por remeter ao clima das comédias dos anos 80 (perdido atualmente).

    Taí, bom cinéfilo! A cada dia me surpreendo mais com essas tuas análises.

    ResponderExcluir
  5. Carammba esse é das antigas...! nem me lembro mais o roteiro dele ...
    Porem concordo que não se fazem mas comedia como antigamente... na verdade não se fazem mais desenhos, comedias, musicas entre outras coisas!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza nõ tem comparação com besteirois americanos de hj em dia.

    ResponderExcluir
  7. Adoro os filmes desses caras! Apertem o cintos e corram que a polícia vem aí são os meus filmes de comédia favoritos! E leslie Nielsen era uma lenda! Adoro comédia assim, pastelão. Ele era o rei nisso, c descreveu bem o porquê.

    Adoro aquela cena em que ele começa um tiroteio com um cara que ta a menos de um metro dele, e ninguém acerta ninguém, a cena do tanque, do índio, e da bomba na tomada! kkkkk

    mt bom deu vontade de ver de novo!

    abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...