Textos, Imagens, Humor, Críticas, Literatura, Música, Filmes, Séries, Desenhos, Quadrinhos, Internet, Notícias e alguma sacanagem sadia...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TOP 11: Os 11 Cães Mais Famosos do Cinema

Como um grande admirador de animais que sou e um cinéfilo de carteirinha, quis dessa vez criar um TOP 11 que reunisse essas minhas duas paixões - o Cinema e os Animais. Então, reuni aqui com muito prazer os 11 Cães Mais Famosos do Cinema! Levando em conta, claro, seus maneirismos, sua função nas tramas que protagonizavam e, claro, a graciosidade e a forma diferente com que chamavam a atenção de quem os assistia em cena. "Mas por que um Top 11 e não um Top 10, pra ficar uma lista redondinha?", alguém poderia me perguntar. Mas a resposta é simples: porque a décima primeira sempre fica como um BRINDE, rs... é uma forma que eu tenho de ainda dar chance para um outro que eu possa lembrar e ainda inserir na colocação.

Portanto, aqui vão eles! Do mais engraçadinho ao mais genial, mas todos potencialmente inesquecíveis:

11- Bud:

Esse bonito cão da raça Golden Retriever, estrelou o simpático filme "Bud, o Cão Amigo", (Air Bud, no original) que conta a história de um cachorro que foge de seu dono, um palhaço de circo, e é encontrado por um solitário menino. Ambos, tornam-se inseparáveis amigos, e inclusive o esperto Bud começa a participar dos jogos de basquete na escola do garoto, virando o astro principal das partidas. A trama esquenta quando seu antigo dono o reencontra querendo, obviamente, o cachorro de volta!

Curiosidade: O cão protagonista morreu após as filmagens e a continuação (Air Bud 2) é estrelada por um filho do cão original.


10- Beethoven:

Grandalhão, desajeitado e amoroso, esse carismático São Bernardo já teve sua história contada em cinco filmes. No primeiro - e melhor filme! - da franquia, ele chega à casa dos Newton, e causa inúmeros tumultos e confusões na vida da família. Mas, aos poucos, se torna mais um novo membro da casa.


9- Yellow:

Esse ótimo filme de 1995 chamado "Amigos para Sempre", conta a história de Angus, um menino que sai em um barco para entregar mercadorias com seu pai e o seu cão, um labrador amarelo chamado Yellow. Mas uma tempestade vira o barco deles, e o garoto e o cão vão parar numa ilha deserta onde precisarão sobreviver a todas as dificuldades... a história nos prende a todo momento, já que enquanto o pai e a mãe lutam para reencontrá-los, o menino recebe toda a proteção do cachorro.


8- Balto

Um pequeno vilarejo no Alasca, é acometido por uma forte epidemia que está matando seus moradores, e apenas uma remessa de vacinas precisa ser entregue num prazo final antes que todos morram. Acontece que o drama toma conta quando os cães que puxavam o trenó, ficam presos e perdidos em montanhas geladas e inóspitas... e somente Balto, um Husky misturado com lobo, conhece a região, e é o único que pode trazer a carga são e salva até a aldeia.

Curiosidade: Essa excelente animação foi mesmo baesada em fatos reais e até hoje, na cidade do Alasca, há uma estátua em homenagem à Balto!


7- A Dama e o Vagabundo:


Falando em animação, é impossível deixar de fora os dois cães mais famosos desse universo... falo da pequena e graciosa Cocker Spaniel Americano de nome Lady e do adorável viralata conhecido como Vagabundo, que em uma dessas ironias da vida, se apaixonam verdadeiramente. O que podia ser apenas mais um desenho para crianças, ganha proporções até dramáticas quando percebemos que para manterem esse amor forte e unido, os dois que vivem em mundos diferentes (ela é uma cachorra rica e ele é um cão de rua) terão que enfrentar a carrocinha, a distância e o preconceito que querem a todo custo os afastar. Clássico merecido!


6- Fluke:

Um dos filmes mais comoventes de cachorro é sobre um empresário que morre em um acidente de carro e reencarna como Fluke, um belo Golden Retrivier marrom. Ele volta à casa da família para proteger sua mulher e seu filho, do homem que lhe causou o acidente... mas precisa, acima de tudo, aceitar sua nova condição física e emocional.


5- Jerry Lee

Se existe um cão policial com personalidade mais irredutível que muitos heróis de ação por aí, esse cão atende pelo nome de um roqueiro... falo de Jerry Lee, um autêntico pastor alemão teimoso, brigão e com vontades próprias. É inegável que depois de estranhar seu novo parceiro em "K9 - Um Policial Bom pra Cachorro", James Belushi acabaria aceitando aquele que daria a vida para salvá-lo, afinal, qual outro cão policial que se colocaria na frente de você e do bandido e levaria bala? Esse cachorro fez história!

Curiosidade: Jerry Lee se machucou de verdade durante as filmagens na cena de um salto, e o ator James Belushi ficou o visitando no veterinário todos os dias, até ele se recuperar e voltar para as gravações... a cena final do filme, no hospital, é uma homenagem aos dois e a esse acontecimento!



4- Milo:Há muitos cães engraçadinhos, adoráveis e ultra espertos no cinema... mas nenhum se compara à Milo! Esse espivitado Jack Russel é praticamente o braço-direito e fiel escudeiro de Stanley Ipkiss, feito pelo comediante Jim Carrey, no sucesso "O Máskara". O cachorro fazia tudo por ele, inclusive rouba as chaves (e os queijos!) do policial da delegacia para abrir a cela onde Stanley estava preso. Impossível esquecer os trejeitos desse mirabolante e heróico cachorrinho!


3- Marley:

Uma história que emociona e nos cativa, justamente pela naturalidade como o filme mostra a rotina desse labrador hiperativo, que é o protagonista de "Marley e Eu", adaptação do homônimo best-seller. Claro que a família é mudada pelo comportamento do cão e isso gerará conflitos, união e muito carinho... preparem os lenços.


2- Hachiko:
Uma história sobre lealdade e companheirismo é o que dá o tom de "Sempre ao Seu lado," que fala sobre a forte relação de um homem (Richard Gere) com um cachorro da raça akita que ele encontra perdido numa estação de trem. Com toda a certeza do mundo, acredito que esse é bem mais emocional que "Marley & Eu", que teve muito mais fama, mas não teve essa comoção de uma história inédita... afinal, aqui, não é algo natural que acontece (a perda de um cão e a dor da família)... é justamente o contrário: a perda do dono e a dor do cão!!! Algo levado a um patamar que eu sinceramente nunca vi em nenhum outro filme. A sequência com Joan Allen reecontrando Hachiko em frente ao chafariz depois de anos, é de fazer caminhoneiro chorar que nem criança. FILMAÇO!

Curiosidade: A vida de Hatiko se tornou uma história famosa no Japão, e passada de geração para geração... existe até uma estátua em homenagem a esse inesquecível cão!


1- Benji:Quem viveu os anos 80, devem lembrar de um cachorrinho que era um verdadeiro astro completo!!! Ele fazia de tudo um pouco, desde peripécias divertidas, até olhar triste e piedoso à saltos heróicos e ataques corajosos pra cima dos caras maus... falo do maior artista canino que o cinema já conheceu, e um artista dos melhores... falo de BENJI!!! O cãozinho peludo de olhar maroto e de latidos enérgicos começou num seriado que passava na antiga "Sessão Aventura" da Rede Globo, no horário que hoje infelizmente passa "Malhação". Na série, o pequeno cãozinho já defendia a família que o adotou e sempre se metia em situações engraçadas e até perigosas. O sucesso de "Benji" foi tanto, que das séries de TV criada por Joe Camp's, o carismático cão ganhou filmes pro cinema, e com produção da Disney! Benji enfrentava de tudo e passava por qualquer coisa, desde a ajudar crianças com padrastos maus, até a salvar filhotes de onça perseguidas por caçadores... haviam momentos de riso e de ternura, e esse famoso cãozinho nos conquistava apenas com o olhar!!! Uns dizem que Benji era mestiço, uma miscelânea de beagle com schnauzer e poodle, e outros defendem que ele era um verdadeiro vira-lata. Seja o que for, eu só sei que Benji era O MELHOR CÃO DO CINEMA e DA TELEVISÃO!!! Se duvidem, baixem os filmes dele e provem!

PS: Há muitos outros cachorros famosos e igualmente talentosos como esses, mas que infelizmente só fizeram trabalhos em TV, e eu dei preferência aos que foram ultra-marcantes nos Cinemas também!

13 comentários:

  1. Na boa, eu só gostava mesmo dos de desenho
    Sempre achei filmes de animais meio chatinhos o do basquete então...
    Sempre achei q o cara do Beethoven nunca teria tido problemas se não fosse o cachorro ;D
    Mas é aquilo né, gosto é gosto
    Abração Marcel e feliz dia do blog!

    ResponderExcluir
  2. Tinha o da Levada da Breka tbm, Marcel *-*
    Mas eu adorava o Benjin *-*
    Adorei o post!
    Abraços meu querido e ótima semana =*

    ResponderExcluir
  3. Putz! Chorei muito com Fluke, com Benji e com Marley...

    Por conta disso, me neguei assistir "Sempre Ao Seu Lado". Definitivamente, por mais que reconheça que são boas histórias e merecem sucesso, eu não gosto de filmes dramáticos com cães.

    Até,Marcel!

    ResponderExcluir
  4. Driele, vc só deve ter visto os filmes de comédias com cães... recomendo URGENTEMENTE que você veja "Sempre ao seu Lado" (o segundo aqui da lista)!!! Vc vai mudar esse seu conceito, palavra de quem modestamente entende do assunto!

    Laura, o da Punky não entrou porque é seriado e eu dei preferência somente aos cães do Cinema! Mas de fato, ele também era bem legal.

    Barbara, você citou mesmo os mais dramáticos, rs, apesar de que Benji tinha muitos momentos alegres... mas "Sempre ao Seu Lado" é DIFERENTE mesmo! Quando puder assista, é a história mais especial que eu já vi sobre um cão.

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista, Marcel.
    O Bud tornou-se uma espécie de símbolo da Sessão da Tarde, de tantos filmes dele que já passaram lá.
    Esse desenho do Balto passa seguido no SBT sábado de manhã (assim como o cult O Gigante de Ferro, de Brad Bird).
    Hachico e Marley são histórias mais emotivas, por isso mesmo, muito válidas.
    O Jerry Lee é ótimo, acho que o mais engraçado de todos.
    E pra quem foi criança na década de 80, impossível esquecer do Benji (que surgiu em um filme anterior, onde Chevy Chase morria e a alma dele encarnava no cachorro).
    Obrigado por passar lá no site.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu vi tds esses filmes e por mais que as histórias sejam boas EU é que não consigo me envolver muito com histórias sobre animais
    Acho que prefiro pessoas ;D

    ResponderExcluir
  7. Não assisto, não. Já tive oportunidades de assistir e não quis mesmo. Aliás, não quero.

    O cinema ou os filmes de modo geral são vias que acionam emoções e acho isso válido. Quando se trata desse tipo de drama, com animais, parece que as emoções são acionadas mais facilmente. Conforme disse, chorei com Fluke e só voltei a assistir filmes com cães muitos anos depois, quando vi Marley. Chorei de novo! Encerrei minha 'carreira' nesse. Não gosto mesmo desse tipo de drama.

    Benji tinha seus momentos alegres, mas lembro de ter chorado TODAS as vezes em que assisti aquele do sequestro das crianças na Sessão da Tarde...

    É como a Driele disse aqui em cima: questão de gosto. Além disso, gosto quando choro ao assistir um filme por se tratar de uma história alegre; assistir filmes e chorar porque a história remete a tristeza não é mais pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o que o Marcel quis dizer, Driele, é que é muito melhor assistir um bom filme sobre animais do que um mau filme sobre pessoas.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Mas as histórias que recomendei aqui dos animais não são SÓ tristes... eu odeio filme que explore só a dor, a melancolia e a tristeza sem fim. Seriam filmes para masoquistas, rs.

    Eu indico aqueles que - tirando os de comédia com bichinhos -, possuem PROFUNDIDADE na trama; uma estrutura de enredo que podemos até chorar nos momentos tristes, óbvio, mas nos sentiremos recompensados com momentos que virão de pura e autêntica alegria depois. Afinal, não sou daqueles que dividem filmes TRISTES e ALEGRES, apesar de saber que existem de fato filmes que só exploram os dois lados... como há filmes voltados para algum tipo de público. Mas não sou mesmo um admirador de um tipo de "nicho", não me sinto bem assistindo roteiros unilaterais.

    Portanto, quando indico e recomendo fortemente um filme, seja de animais ou não, é porque acima de tudo ele é INTELIGENTE e RESPEITA a coerência narrativa que passa ao espectador. E outra coisa que me instiga mais ainda, é que se eu vou chorar de ALEGRIA em um filme qualquer (por exemplo: o final de Um Sonho de Liberdade), é porque antes eu chorei de TRISTEZA e então pude acumular uma carga dramática para me satisfazer com um final mais feliz e, aí sim, poder chorar de alegria!!! Porquê eu não conseguiria chorar num filme todo alegre e tampouco me sentiria bem vendo um filme todo deprê.

    Eu defendo mesmo são as histórias RICAS em sentimentos!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de todos, mas acho que o Marley e o Fluke sao os melhores. Mas ainda sim, apesar de ser muito loko, o Wilfred merecia um espacinho... :P

    ResponderExcluir
  11. vou seguir este blog siga tambem o meu em : http://apostasjogosonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. vou seguir este blog siga tambem o meu em : http://apostasjogosonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Você deve ser muito novo; o melhor Pastor Alemão de todos os tempos era o personagem "Lobo" do seriado nacional "Vigilante Rodoviário". O segundo Pastor alemão era o Rin Tin Tin, entretanto , teve 19 dubles. O terceiro, a Collie "Lassie", sem esquecer da pobrezinha LAIKA que voi o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço, pelos russos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...